Já vou pedindo desculpas que não usei meu monitor calibrado para tratar estas fotos a seguir, mas creio que a diferença não será tão berrante... Só um pouquinho.
Acho que eu nunca comentei sobre isto aqui no blog, então agora chegou a hora, rssss.
Bom, para mim, toda imagem merece ser tratada, seja um simples contraste ou iluminação. Fica muito mais agradável e interessante de se observar. Fico tão triste quando recebo dos clientes imagens em baixíssima resolução, pois a melhora com o tratamento é mínima. Aliás, vou deixar meu manifesto aqui: "Odeio foto em baixa resolução!" Pessoal, usem os diversos recursos de suas câmeras, nem que seja apenas a resolução e qualidade da foto! Vocês verão que o resultado final será outro... Não estou dizendo para vocês utilizarem os 12 megapixels de suas câmeras, mas no mínimo 3megas para os diagramadores de álbuns, como eu, ficarem mais felizes =o))).
Costumo trabalhar com dois tipos de tratamento antes de iniciar um fotolivro: o tradicional (onde só melhoro o contraste, iluminação, um pouco da pele e ruídos. Basicamente isto) e o livre (este eu adoro! Não tento realçar as cores naturais da foto, tento criar outras. Em muitas situações este resultado fica muito legal. É claro que o cliente precisa ser mais cabeça aberta e não um "fã das cores originais").
Outra coisa que eu gostaria de salientar é que não repudio sempre a superexposição. Em algumas fotos adoro estourar a luz... O resultado fica diferente e mais ousado (em algumas das vezes).
Abraços,
Cada profissional tem seu estilo de trabalho e isto que é o interessante ; não precisamos usar todos o mesmo rótulo, seguirmos todos uma mesma linha. Crie o seu estilo. Reinvente-se. E depois se quiser, mude tudo de novo.
Um bom final de semana a todos!
Abraços,
Adoro essas bricadeiras e reinvenções tbm ;)
ResponderExcluirNossa, e que beijocão hein? Linda.
Bjs!
Apoiadaaaaa!! eu também odeio foto em baixa, rsrs...! E foto tem que ser tratada mesmo!! Estamos na era digital, não é mesmo? Dá pra brincar e se divertir!! Adorei o post! Beijos
ResponderExcluir